sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Concluir a refinaria "é desafio", dizem Dilma e Chávez

Jorge Silva/Reuters
Dilma foi recebida por Chávez, que luta contra um câncer, para discutir projetos em comum entre Brasil e Venezuela
Dilma foi recebida por Hugo Chávez, que luta contra um câncer, para discutir projetos entre Brasil e Venezuela

Em sua primeira visita à Venezuela, a presidente Dilma Roussef e seu colega venezuelano, Hugo Chávez, voltaram a se comprometer, na noite da quinta-feira, a concretizar a parceria entre as estatais petroleiras Petrobras e PDVSA no acordo de construção conjunta da refinaria Abreu e Lima, em Pernambuco.


'Um dos desafios mais importantes que nós vamos concluir é a construção da refinaria Abreu e Lima', disse a presidente. 'Com ela nós vamos também contribuir para o que deve ser uma relação entre dois países em que os dois lados ganham na medida que o Brasil vai importar 100 mil barris diários de petróleo (da Venezuela)', acrescentou Dilma.

O projeto acordado entre o então presidente Luiz Inácio Lula da Silva e Hugo Chávez se arrasta há sete anos. Enquanto a PDVSA negociava as garantias para receber um crédito do BNDES para financiamento de 40% da refinaria, o projeto começou a ser construído unilateralmente pela Petrobras, sob ameaça de deixar os venezuelanos de fora.

Na quarta-feira, após uma reunião entre os diretores das empresas, a Petrobras deu um novo prazo de 60 dias à PDVSA para cumprir com as exigências contratuais que lhe permitirá a participação na refinaria, projetada para processar 230 mil barris de petróleo diariamente.

'Temos certeza de que logo faremos o aporte financiero que faz falta para assegurar a refinaria', afirmou Chávez, de volta à cena pública após meses de tratamento contra o câncer. (Informações de O Estado de S.Paulo)
 Escrito por Magno Martins, às 05h57
 
ComentáriosComentários (0)Enviar por E-mailEnviar por e-mailImprimirImprimirTwitterCompartilhar no twitterTopoTopo

Nenhum comentário:

Postar um comentário